programmer-typing-working-laptop-program

Segurança da Informação

O que é Segurança da Informação?

 

Segurança da Informação (SI) refere-se a proteção das informações, no sentido de preservar o valor que possuem dentro de uma organização, tendo como premissa a confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade, mantendo com isso os dados sensíveis com o nível de sigilo adequado e desejado para as informações e/ou dados que não são considerados públicos.

 

 Cada vez mais dados estão circulando de forma online, com isso, dados importantes e sigilosos das empresas são armazenados digitalmente, o que faz com que exista a necessidade de uma extrema Segurança da Informação, riscos de acesso de criminosos virtuais acessarem determinadas informações provocando com isso perdas de dados faz com que muitas empresas recorram a medidas e ferramentas preventivas a fim de evitar tais danos.

 

É fundamental saber qual ferramenta mais adequada para a necessidade da sua empresa, bem como quais as mais indicadas em cenários específicos, em razão disso a RM2 Intelligence Partner dispõe de uma metodologia própria para sua empresa.

Importância da Segurança da Informação em sua empresa.

O principal objetivo da segurança da informação é proteger os dados e não somente os ativos físicos e tecnológicos por onde eles passam ou estão armazenados, pois atualmente, as empresas possuem um elevado volume de dados, havendo uma grande preocupação com a integridade e segurança destas informações.

 

Além de muitas informações serem cruciais para continuidade do negócio, muitas são confidenciais, podendo ser estas informações de clientes ou da própria empresa.

Perante este cenário faz-se necessário contar com uma infraestrutura eficiente que mitigue os riscos e garanta a recuperação das informações, sendo em casos de ataques virtuais, ou qualquer problema que cause a indisponibilidade dos dados.

 

Uma infraestrutura eficiente, bem planejada e estruturada, garante a blindagem do data center, além disso são criados mecanismos que garantem a recuperação das informações com facilidade, e os acessos às informações são feitos de acordo com a necessidade de utilização de cada usuário, garantindo a proteção a dados sigilosos, podendo ser acessados por usuários pré-avaliados.

 

Manter um ambiente seguro é essencial para garantir a proteção dos dados, bem como a conservação da imagem e reputação da  empresa perante o mercado.

Garanta já a implementação se um sistema adequado as necessidades da sua empresa.   

 
 

Como podemos te auxiliar a garantir a Segurança das Informações da sua empresa?

 

RM2 dispõe a aplicação de uma metodologia própria para Avaliação de Segurança que abrange 14 (quatorze) disciplinas de SI. Estas disciplinas norteiam a verificação do grau de efetividade dos controles atuais e representam as recomendações para a solução de vulnerabilidades. 

  1. Política de Segurança da Informação

  2. Organização e Segurança da Informação; 

  3. Recursos Humanos; 

  4. Gestão de Ativo; 

  5. Controle de Acessos; 

  6. Criptografia; 

  7. Segurança Física e do Ambiente; 

  8. Segurança nas Operações; 

  9. Segurança nas Comunicações; 

  10. Aquisição, Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas; 

  11. Relacionamento Cadeia de Suprimento; 

  12. Gestão de Incidentes de Segurança da Informação; 

  13. Aspectos de Segurança de Continuidade de Negócios; 

  14. Conformidade. 

 

Os controles avaliados serão qualificados e quantificados como: 

  • Efetivos; 

  • Requer Melhorias; 

  • Inexistentes. 

Os controles qualificados como Requer Melhorias ou Inexistentes terão os riscos graduados como: 

  • Baixo; 

  • Médio; 

  • Alto. 

 

Referências de metodologias Internacionais??

 

Serão utilizados, sempre que aplicável e possível, documentos referências de padrões e metodologias internacionais e boas práticas de mercado como direcionador para realizar o trabalho. Entre as metodologias estão:

 

  • ISO –27.000 (International Organization for Standardization); 

  • NIST – National Institute of Standards and Technology; 

  • FFIEC – Federal Financial Institutions Examination Council. 

 
 

Quais as Etapas do processo de Consultoria RM2?

Assessment de SI

Metodologia RM2 para avaliação do nível de maturidade de Segurança da Informação

Assessment em Fornecedores

Avaliação do ambiente de SI de fornecedores para garantia da segurança dos negócios que envolvem parceiros.

Classificação de informações

Implementação de processos para a classificação de informação e suporte nas soluções de DLP (Data Loss Prevention)

Pen Test

Método que avalia o ambiente interno e externo de segurança de sistemas e redes através de simulações de ataques de comportamento malicioso.

Cultura e Conscientização de SI

Trabalho realizado para cultura, conscientização e capacitação de colaboradores e parceiros através de palestras e ferramentas lúdicas e dinâmicas.

Assessment em infraestrutura de SI

Avaliação, revisão e recomendações de melhores práticas na gestão de arquitetura de SI (Firewall, WAF, Hardening, Códigos Fonte)

Normas, Políticas e Governança (SGSI)

Criação, revisão e atualização de documentos relacionados aos processos de Segurança da informação.

PRD - Plano de Recuperação de Desastres

Avaliação, revisão e criação de plano de recuperação de desastres com objetivo de manutenção dos negócios em casos de incidentes.

Nós Vamos te Ajudar!

 

SIM. A RM2 Intelligence Partner possui especialistas com vasta experiência e referência de mercado, com ideias inovadoras, simples e práticas e voltadas para transformar este desafio de implantação da metodologia de Segurança da informação em segurança para sua empresa e seus clientes, além, de um diferencial competitivo para sua empresa. 

​ 

Através de um robusto framework, temos como objetivo de preservar os valores que possuem dentro da sua empresa, tendo como premissa a confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade, mantendo com isso os dados sensíveis com o nível de sigilo adequado e desejado para as informações e/ou dados que não são considerados públicos. 

Para garantir tal processo vamos adequar sua empresa aos 5 principais pilares da metodologia RM2, sendo eles:

 
  • Facebook | RM2 Intelligence Partner
  • Instagram | RM2 Intelligence Partner
  • LinkedIn | RM2 Intelligence Partner

© 2020 RM2 Intelligence Partner | by Inkoust® Marketing & Technology

Inkoust-Branca-.png